Informação sobre infecção urinária, causas, sintomas e tratamento de infecção urinária, com diagnóstico de pielonefrite e cistite.


Infecção urinária

O trato urinário normal é estéril. Excetuando-se o período neonatal, a contaminação por via ascendente do aparelho urinário, por agentes microbianos da flora intestinal, constitui o mecanismo patogênico mais frequente de infecção urinária. A infecção urinária consiste na invasão tecidual de qualquer estrutura do trato urinário, incluindo bexiga, próstata, sistema coletor ou rins. Os micro-organismos podem chegar ao trato urinário através de três vias: ascendente, hematogênica e linfática. Na maioria das vezes as infecções são causadas por bactérias, principalmente as gram-negativas, podendo ocasionalmente estarem envolvidos fungos e vírus.
Quanto à topografia, as Infecções do trato urinário são divididas em:
  • altas – que envolvem o parênquima renal ou ureteres e
  • baixas – que envolvem a bexiga, uretra e nos homens, a próstata e o epidídimo.
Quanto à presença de fatores predisponentes ou agravantes são classificadas em:
  • complicadas - quando ocorrem em indivíduos que já possuem alguma anormalidade estrutural ou funcional do processo de diurese, presença de cálculos renais ou prostáticos, doenças subjacentes em que haja predisposição a infecção renal (diabetes mellitus, anemia falciforme, transplante renal) ou na vigência de cateterismo vesical, instrumentação ou procedimentos cirúrgicos do trato urinário; ou
  • não complicada – quando ocorre primariamente em mulheres jovens sexualmente ativas sem anormalidade anatômica ou funcional do aparelho genitourinário.
No Brasil, um total de 80% das consultas clínicas devem-se à infecção do trato urinário. Existem dados que nos fazem crer que aproximadamente 50 a 70% das mulheres apresentam pelo menos um episódio de Infecção do trato urinário em suas vidas, sendo que, 20 a 30% destas apresentam episódios recorrentes. A
incidência de Infecção do trato urinário na faixa etária pediátrica é desconhecida.
A E. coli está envolvida como agente microbiano em 75% dos casos de Infecção do trato urinário. Em crianças do sexo masculino, o Proteus sp. é isolado em aproximadamente 30% dos casos. A recorrência
de Infecções do trato urinário após a primoinfecção acontece em 50% das meninas durante o primeiro ano de seguimento, e em 75% dos casos no período de dois anos de evolução, não há dados comparativos para o sexo masculino.
A ocorrência do patógeno causador de Infecção do trato urinário varia geograficamente e o perfil de suscetibilidade requer monitoramento para fornecer informações para novas orientações de opções terapêuticas. Uma das principais preocupações quanto ao uso de medicamentos está relacionada à utilização indiscriminada de antimicrobianos. O aumento da resistência bacteriana a vários agentes antimicrobianos acarreta dificuldades no controle de infecções e contribui para o aumento dos custos do sistema de saúde e dos próprios hospitais.

Do ponto de vista prático, por convenção, define-se como infecção do trato urinário tanto as infecções do trato urinário baixo (cistites) como as do trato urinário alto (pielonefrites).

Testes e diagnostico da infecção urinária

O diagnóstico da infecção urinária será geralmente feito por um prestador de cuidados de saúde depois de perguntar quais os sintomas que o paciente refere e seguidamente testa uma amostra de urina para avaliar a presença de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e bactérias. Um método de recolha de urina chamado de "captura clara" é usado.
Se uma pessoa tiver infecções urinárias recorrentes, o médico pode pedir mais testes de diagnóstico para determinar se os problemas anatômicos funcionais são os responsáveis pela situação. Esses testes podem incluir:
- Diagnóstico por imagem: que promove a avaliação do trato urinário usando o ultra-som, tomografia computadorizada, ressonância magnética, rastreamento de radiação ou raios-X;
- Urodinâmica: um procedimento que determina o quão bem o trato urinário armazena e libera urina;
- Cistoscopia: Visualiza o interior da bexiga e da uretra com uma lente de câmera, inserido-a através da uretra por meio de um tubo longo e fino.